Equipes e maquinários: como Balneário Camboriú tenta manter orla badalada limpa no verão

Balneário Camboriú se consolida cada vez mais no cenário nacional como um forte ponto turístico. Aliada a isso, a limpeza da cidade requer uma logística bem organizada para dar conta de realizar os serviços sem interferir na dinâmica de Balneário. São máquinas e profissionais que atuam nas vias e nos canteiros centrais de todos os bairros visando manter a limpeza urbana da cidade com excelência.

Equipes de varrição atuam em todos os espaços públicos da cidade – Foto: Jacson Botelho/Reprodução/ND

Limpeza urbana de Balneário Camboriú

As equipes de serviços gerais responsáveis pela limpeza urbana da cidade estão todos os dias nas ruas cuidando dos espaços públicos.

Um exemplo disso é o cuidado diário com a orla central, onde as equipes de varrição não só recolhem os rejeitos como organizam as mais de 900 lixeiras espalhadas pela areia.

30 toneladas de vidro recolhidas por mês em Balneário Camboriú – Foto: Jacson Botelho/Reprodução/ND

Uma logística bem organizada é necessária para dar conta de realizar os serviços sem interferir na dinâmica da cidade. Por isso, as equipes atuam numa sincronia organizada para que o trabalho seja feito com excelência.

Quem passa de carro talvez não perceba, mas o canteiro central da Avenida das Flores ilustra bem o trabalho exercido.

O local está sempre bem cuidado, e claro, florido. A grama é cortada a cada 30 dias e as plantas que dão o colorido ao local estão sempre recebendo atenção especial devido ao sol quente ou ao excesso de chuva.

Nas praças públicas as equipes de pintura dão cara nova aos espaços enquanto a equipe responsável pela varrição trabalha recolhendo os resíduos espalhados pelo chão para deixar o local limpo para a população.

Frequentemente, também, é possível se deparar com a ciclovia toda sinalizada para o caminhão poder fazer o recolhimento dos resíduos dos contêineres de vidros. Por mês são coletadas 30 toneladas de vidro na cidade.

As pessoas por trás da limpeza da cidade

Eshullyn Darosci, gerente trainee da Ambiental, empresa responsável pelos serviços na cidade, explica que é uma logística bem complexa:

“Por isso, tem que organizar toda coleta, toda limpeza, diversificada em turnos de coleta. A gente trabalha 24 horas por dia tanto com as coletas quanto com a limpeza da cidade, limpeza de praia noturna para embelezamento da orla. Temos um diferencial que é a limpeza dos costões que poucas pessoas visualizam porque é uma limpeza feita por mergulhadores. Então, é uma grande estrutura e logística para atender a população causando o menor impacto possível no dia a dia dos moradores de Balneário Camboriú”, detalha Darosci.

Há quatro meses, Abilmar Caldeira foi contratado como motorista do caminhão do projeto Recicla BC. Veio morar na cidade, depois de ter vindo muitos verões só passar férias, e encontrou aqui um trabalho que o enche de orgulho.

Orla de Balneário Camboriú tem mais de 900 lixeiras – Foto: Jacson Botelho/Reprodução/ND

Pelas ruas, recebe o carinho de quem entende a importância do que ele faz. O que só aumenta a responsabilidade de recolher os reciclados com muito mais empenho.

“As pessoas tem um cuidado e uma atenção comigo, com o caminhão e com a equipe que está trabalhando, não tem formação de fila atrás do caminhão, mesmo numa via estreita os motoristas esperam sem buzinar e sem atropela. A gente trabalha muito à vontade, apesar da cidade ter um transito muito intenso, temos muita segurança e sem estresse”, relata o motorista.

Só a coleta de recicláveis aumenta 45% durante a temporada de verão passando de 310 toneladas por mês para mais de 450 toneladas a cada 30 dias.

O mesmo acontece na coleta convencional que, inclusive, tem uma programação diurna e noturna para conseguir atender todas as ruas da cidade.

Serviço de coleta convencional aumenta 40% no verão – Foto: Jacson Botelho/Reprodução/ND

Num período de baixa temporada a coleta convencional recolhe 5500 toneladas de resíduos por mês. No verão o serviço aumenta em 40% passando de mais de 7.600 toneladas mensalmente.

“Nós sempre temos uma expectativa grande com a temporada de verão e por isso a gente faz um planejamento especifico, contratando diversos colaboradores. Nosso quadro aumenta de 500 para mais de 700 funcionários. Então tem toda uma organização especial para atender aos turistas e esse aumento de demanda tanto da coleta de resíduos quanto da limpeza da cidade”, complementa Darosci

Uma gama imensa de serviços que são essenciais, que ajudam a manter Balneário Camboriú limpa, organizada e uma referência no país quando o assunto é turismo e qualidade de vida.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.