‘Combo’: degrau, lagoa e conchas mudam paisagem da praia de Balneário Camboriú

“Três em um”: quem passear pelo trecho da Barra Sul da Praia Central de Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina, vai encontrar um “combo” de fenômenos: degrau, causado pela erosão; uma verdadeira lagoa; e um tapete de conchinhas.

Lagoa, degrau e conchas na Praia Central de Balneário Camboriú

‘Combo’: degrau, lagoa e conchas mudam paisagem – Foto: novapraiacentral/Reprodução/ND

A reportagem do ND+ passou pelo local na sexta-feira (14) e registrou o “combo” em um trecho próximo. Conforme já explicado pelo portal, esses fenômenos são normais e previstos no projeto.

Degrau, lagoa e conchas já foram registradas na praia

No começo de julho, na área próxima ao molhe da Barra Sul, o mar virou uma “piscina” e a erosão causou um alto degrau. Desde que ficou pronta, o trecho da Barra Sul já perdeu cerca de 70 metros – justamente o que havia sido feito “a mais”. A erosão, já esperada, acontece pela ação normal do mar.

Para evitar mais erosão ainda, tubos geotêxteis cheios de areia devem ser colocados no trecho.

Conchas e degrau formam “combo” de fenômenos na Praia Central – Vídeo: Kassia Salles/ND

Já as conchas são um fenômeno que começou a ser registrado no começo da obra de alargamento, que trouxe areia de uma jazida no mar para aumentar a faixa de areia.

Engenheiro explica fenômeno das lagoas

Toni Frainer, engenheiro e diretor de planejamento e gestão orçamentária de Balneário Camboriú, explica que o fenômeno é normal e monitorado pelo departamento de planejamento da Fundação do Meio Ambiente da cidade.

“É normal que na região da Barra Sul ocorram pequenas lagoas e escarpas, tanto que em projeto executivo estava prevista colocar volume maior de areia nesta região, pois neste tipo de obra é normal que ocorram esses fenômenos”, explica Frainer.

‘Lagoa’ se formou na Barra Sul – Foto: Kassia Salles/ND

Ainda de acordo com o Frainer, o fenômeno ocorre naturalmente, principalmente em dias frios, porém concentrados na Barra Sul.

“Tanto que dos 5,8 mil metros extensão de praia Central, somente nesta região surgem algumas lagoas pequenas que se formam em período curto e o próprio movimento do mar cobrem as mesmas”, destaca.

Os especialistas informam ainda que isso acontece com mais intensidade nos períodos frios e menos intensidade nos períodos mais quentes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.