Pontos turísticos de Balneário Camboriú ficam azuis em campanha para reduzir afogamentos

Nesta terça-feira (25), o Cristo Luz e a Roda Gigante de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de SC, serão iluminados com a cor azul. A ação acontece por conta do Dia Mundial de Prevenção do Afogamento, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2021.

Afogamento é tema de campanha da ONU

Roda gigante e Cristo Luz estarão iluminados na cor azul nesta terça-feira (25) – Foto: Hildo Jr/FG Big Wheel/Divulgação

A campanha “Go Blue” tem como objetivo reduzir o número de afogamentos no mundo. A coordenação nacional da campanha é da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), com o apoio do Programa Bandeira Azul. A Secretaria do Meio Ambiente é a incentivadora local da ação.

Em tradução livre, “Go Blue” significa “tornar-se azul”. No início da noite desta terça-feira, a prefeitura estará iluminada de azul, assim como o Cristo Luz e a Roda Gigante.

Também serão hasteadas duas bandeiras azuis na Praia de Taquaras. O hasteamento vai homenagear as vidas salvas graças ao trabalho de prevenção feito pelo serviço de guarda-vidas.

A ação faz parte de uma iniciativa global, e ocorre em memória das vidas perdidas todos os anos por afogamento. Com isso, o intuito é que a população também se torne protagonista da prevenção destes casos.

A intenção é reunir empresas, instituições e organizações para divulgar a data e conscientizar o maior número de pessoas possível a respeito desse tema.

Dados sobre afogamento assustam

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), afogamentos causaram mais de 2,5 milhões de mortes na última década no mundo.

No Brasil, 16 pessoas morrem afogadas diariamente, ou seja, uma a cada 90 minutos. Destes 16, quatro são crianças.

A grande maioria do óbitos acontecem em rios e represas, cerca de 70%. Dados também indicam que a cada três dias, um turista morre no Brasil, sendo que 31% são turistas de São Paulo, e 22% das mortes ocorrem com turistas no estado de Santa Catarina.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.