Mais de seis mil participantes na BNT Mercosul foi um presente de reconhecimento dos 30 anos de realização

A 30ª edição da BNT Mercosul, que movimentou Balneário Camboriú no final de semana (24 e 25), recebeu um público de 6.363 participantes, um crescimento de 12% no número de acessos em relação ao ano anterior. 

Os números foram um ‘presente’ de reconhecimento pela importância do evento, que comemorou três décadas nesta edição.

Segundo a organização, participaram mais de 360 marcas expositoras e 150 representantes de operadoras, destacando-se como um dos principais encontros do turismo nacional. 

Idealizada por Geninho Goes e realizada pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, a edição de 30 anos contou com a presença de profissionais de 251 cidades brasileiras e 50 cidades estrangeiras, reunindo profissionais de cinco países da América do Sul: Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

Durante os dois dias, foram realizadas 24 capacitações com seis destinos em destaque – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Costa Verde & Mar, Maranhão e Blumenau – proporcionando aos agentes conhecimento especializado sobre os atrativos turísticos oferecidos. 

Ao todo, foram 2.895 profissionais capacitados em destinos diferentes. 

Além disso, a Rodada de Negócios, realizada no sábado pela manhã, possibilitou a realização de 1.470 contatos comerciais, fomentando parcerias e expandindo o networking entre operadores e fornecedores.

Homenagem especial aos gaúchos

‘Abrace, sinta e viva o RS’, pediu a representante gaúcha Cláudia (Foto Renata Rutes)

Na cerimônia de abertura, agentes e operadores de viagens gaúchos chegaram cantando o hino do Rio Grande do Sul, que foi novamente cantado pelo cônsul do RS em Balneário, Osmar Fernandes. 

Claudia Mara Borges, diretora de Planejamento e Competitividade do Estado do Rio Grande do Sul, agradeceu muito pelo apoio recebido, porque não participariam da feira após o desastre ocorrido no Estado. 

Ela disse que entenderam junto com Geninho que a participação foi fundamental para divulgar que o turismo gaúcho continua e inclusive citou Blumenau, com a Oktoberfest tendo nascido após uma enchente. 

“Houve bloqueio das estradas e aeroporto, mas sem impacto aos atrativos. Fizemos qualificação das operadoras para venderem o destino Rio Grande do Sul e pedimos que continuem vendendo porque o turismo continua. Por isso, estamos usando a frase ‘Abrace, sinta e viva o RS’”, destacou.

Thiago Velasquez, Andrezza Negrini, Geninho Goes, Evandro Neiva, Milton Zuanazzi, Cláudia Borges, Cris Fabbris, Fábio Fiedler e Evandro Novak (Abrajet) (Foto Renata Rutes)

Geninho Goes, idealizador da BNT, destacou que o evento que mais promove o turismo brasileiro chegou nos 30 anos. “Nasceu em Balneário Camboriú, na Barra Sul, em um pavilhão de madeira, foi para o Beto Carrero, aconteceu em lona de circo, foi para Itajaí e voltou em 2023 para onde nasceu. Quanta coisa boa aconteceu nesses 30 anos. Agradeço todos os locais que nos abraçaram”, disse.

A presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Andrezza Negrini, apontou a importância do Convention organizar a BNT pelo quarto ano e elogiou a chegada da 30ª edição, que também homenageou o RS. 

“Estado que viveu essa triste situação e comoveu tanto Balneário, nossa cidade abraçou e está junto no recomeço. Agradeço ao Geninho por ser um grande exemplo mais uma vez. O Convention de BC nunca seria o mesmo sem a BNT do nosso lado e Balneário ganha com tudo isso que acontece, entre essa parceria da associação Convention e empresa BNT”, comentou.

Milton Zuanazzi, Secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, do Ministério do Turismo, destacou os 30 anos da BNT ‘em uma casa [Centro de Eventos] dessa magnitude’. 

“Continuará crescendo com esse equipamento e trazendo bons negócios, nessa feira consolidada no mercado brasileiro”, disse.

O secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, falou sobre o quanto a BNT auxiliou no desenvolvimento do turismo catarinense e celebrou que ainda há muito pela frente. Inclusive, na coletiva de imprensa, Geninho Goes já antecipou que a edição 2025 acontece em 30 e 31 de maio e que já há contrato firmado com o Centro de Eventos para as cinco próximas edições.  

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, disse que reconhece o trabalho de Geninho, enfatizando que chegar aos 30 anos de BNT foi um desafio. 

“O turismo jamais vai parar de ser mola propulsora das boas experiências, e é o que cidade, estado e país precisam – entregamos da alma para que as pessoas possam absorver e ter experiência. Em cima disso homenageamos o RS, estado ao qual devemos muito, o povo gaúcho que veio fazer turismo e aqui resolveram ficar e investir”, afirmou.

A BNT Mercosul tem organização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. Esta edição conta com as Participações Especiais: Ministério do Turismo Governo Federal, Balneário Camboriú, Blumenau, Costa Verde & Mar, Grupo Oceanic, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catariana. Media Partner: Mercado & Eventos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.