VÍDEOS: Todas as vezes que ciclones deixaram o Litoral Norte de SC em choque

Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema são algumas das cidades do Litoral Norte de Santa Catarina que vivenciaram cenas chocantes durante ciclones extratropicais nos últimos anos. Apesar do novo alerta desta semana, a região deve passar ilesa, apenas com chuva pontual e frio de 10°C já a partir desta quinta-feira (27).

Uma das cenas mais chocantes foi das torres gêmeas  Yachthouse by Pininfarina, conhecidas como “as torres de Neymar”, que balançaram pela primeira vez com a força do vento em agosto de 2022.

ciclone já deixou Litoral Norte de SC em choque inúmeras vezes

Segura! “Torres gêmeas do Neymar” em SC balançaram com a força do ciclone pela primeira vez em 2022 – Foto: Pasqualotto&GT e Reprodução/ND

A imagem foi flagrada pela própria construtora, a Pasqualotto&GT. Nas imagens, é possível até ouvir o “assovio” que o vento faz quando passa entre as torres.

Conforme esclareceu a construtora, este é o primeiro residencial do Brasil a contar com um sistema de contravento chamado de Outrigger, que amortece o impacto do vento. “As pessoas que trabalham neste momento na obra nem sentem os fortes ventos que atingem a região”, esclarece.

Imagens mostram oscilação das torres devido ao vento – Vídeo: Pasqualotto&GT e Reprodução/ND

Placa é arrastada por conta do ciclone

Também em agosto de 2022, a força do ciclone extratropical arrastou uma placa de um supermercado atacadista em Porto Belo. Por pouco a estrutura, que despencou na rodovia, não atingiu quem passava pela região.

Moradores registraram o momento em que toda estrutura vai ao chão ao com a força do vento. Nas imagens é possível ver o susto e desespero das pessoas quando a placa vai ao chão e explode. Por segundos um veículo não foi atingido em cheio.

Por outro ângulo é possível quer a queda da placa do atacadista, carro passa ileso por segundos – Vídeo: Reprodução/ND

Club flutuante é arrastado pela força do ciclone

Por último, também em 2022, um club flutuante em Balneário Camboriú foi arrastado pela força de mais um ciclone extratropical. A estrutura ficou completamente destruída.

A embarcação se soltou e foi parar além da Ilha das Cabras. O Barco Pirata tentou ajudar o resgate das cinco pessoas que estariam a bordo. Barcos de resgate foram acionados, mas não foi possível salvar a plataforma onde o clube fica, devido ao vento e mar agitado. Nenhuma pessoa estava a bordo do clube.

Imagens mostram embarcação à deriva – Vídeo: Andresa de Sá

Adicionar aos favoritos o Link permanente.