Surto de sarna em Escola leva a suspensão de aulas; Três professores e sete crianças infectadas

As aulas na escola NEI Sementes do Amanhã, localizada em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, foram suspensas nesta segunda-feira, 10 de junho após a confirmação de três casos de escabiose, popularmente conhecida como sarna, em professores. Além disso, sete crianças de 2 anos estão sob suspeita de terem contraído a doença.

O que é a escabiose

A escabiose é uma doença de pele altamente contagiosa causada pelo ácaro *Sarcoptes scabiei*. Em humanos, ela provoca intensa coceira e eczema nas áreas afetadas. A doença se dissemina rapidamente em ambientes com contato próximo, como escolas, o que justifica a suspensão temporária das atividades.

Medidas adotadas

 

Na tarde da última sexta-feira (7), as aulas já haviam sido suspensas devido ao surto. A Secretaria de Educação de Balneário Camboriú informou, na noite deste domingo (9), que a suspensão das aulas continuaria nesta segunda-feira para permitir a higienização completa do núcleo educacional. A previsão é que as aulas sejam retomadas na terça-feira (11), apenas para alunos e funcionários que não apresentarem sintomas da doença.

 

Nota Oficial

 

“Na última semana, casos de escabiose foram identificados na escola. Por razões de segurança e orientação da Secretaria de Saúde, o núcleo está passando por higienização neste domingo e na segunda-feira. As aulas retornarão normalmente na terça-feira (11)”, afirmou a nota oficial divulgada pela Secretaria de Educação de Balneário Camboriú.

Ações

 

A equipe de epidemiologia de Balneário Camboriú está investigando as possíveis causas do surto. Enquanto isso, a comunidade escolar é orientada a tomar medidas preventivas, como evitar o compartilhamento de itens pessoais e manter boa higiene. Os pais das crianças foram instruídos a monitorar qualquer sinal de coceira intensa e a procurar atendimento médico caso os sintomas apareçam.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.