Estátua histórica de João Goulart é reposicionada em Balneário Camboriú

Quem já andou pela Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, já deve ter se deparado com o monumento de bronze de João Goulart sentado em um dos bancos da orla, uma homenagem feita ao ex-presidente, que costumava passar férias na cidade.

O local onde a famosa estátua que representa Jango e seus filhos passou os últimos 16 anos está passando pelas obras de reurbanização da orla, o que fez com que a escultura tivesse que ser reposicionada na sexta-feira (21).

Estátua foi movida na sexta-feira (21) – Foto: Divulgação/PMBC

História do monumento em homenagem à João Goulart

O Monumento “A praia do presidente Jango”, criado pelo artista visual Jorge Schroeder, faz parte do patrimônio cultural de Balneário Camboriú desde 6 de dezembro de 2007.

Trata-se de uma representação tridimensional em tamanho real do ex-presidente e dos filhos João Vicente Goulart e Denize Goulart, sentados com o olhar voltado ao endereço de sua casa na avenida Avenida Atlântica, esquina da Rua 4600.

Homenagem ao ex-presidente João Goulart, em frente ao endereço onde a família passava férias em Balneário Camboriú – Foto: Divulgação/PMBC

O monumento em bronze patinado, banco em granito cinza e base de cimento branco, apresenta bom estado de conservação atestado em laudo, o que facilitou o deslocamento.

A obra foi realocada a aproximadamente 12 metros do seu antigo local e o processo de deslocamento ocorreu sem intercorrências.

De acordo com a Prefeitura de Balneário Camboriú, o novo espaço foi escolhido para garantir a continuidade da homenagem, mantendo a escultura voltada para o antigo endereço da casa de veraneio da família Goulart.

Mudança faz parte das obras de reurbanização da orla – Foto: Divulgação/PMBC

Nova orla de Balneário Camboriú

O parque linear que dá sequência à obra de alargamento da Praia Central terá 250 mil m², que somados aos outros 350 mil m² de faixa de areia, resultará em uma área útil de 600 mil m². O valor para a reurbanização total é estimado em R$ 250 milhões.

A obra prevê introduzir transformações urbanísticas estruturais e sociais na orla, com a valorização ambiental e a ampliação dos espaços públicos e de mobilidade na região para oferecer, a moradores e visitantes, um ambiente agradável, harmonioso e convidativo à contemplação, ao convívio e à prática de atividades ao ar livre.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.