Programa Se Liga na Rede: em oito anos quase 190 mil vistorias e mais de 130 ligações irregulares

Criado em 2016, o Programa Se Liga na Rede intensificou as fiscalizações em 2018 quando começou a lacrar as ligações irregulares para coibir a poluição de rios e praias. 

Desde então foram feitas 189.846 vistorias e mais de 130 ligações irregulares foram lacradas.

“O programa traz uma imensa contribuição para a conscientização da população e para a proteção do meio ambiente de Balneário Camboriú, por isso o investimento da Emasa nesse programa é importante. Em 2023 investimos mais de R$ 2 milhões no Se Liga na Rede, porque sabemos que o resultado dessa fiscalização constante reflete na melhoria da qualidade de nossas águas como um todo”, disse o diretor-geral da Emasa, Ronaldo de Oliveira.

Como funciona

O programa atua com cinco equipes fazendo verificações em todos os bairros da cidade e atendendo denúncias de ligações irregulares.

Entre as técnicas de vistoria utilizadas estão os testes de fumaça, técnica utilizada para detectar irregularidades e vazamentos na rede de esgoto. 

A intervenção é feita por meio do Poço de Visita (PV) e uma fumaça especial, não tóxica, e que não representa risco à saúde, é injetada na rede para constatar as inadequações. 

A fumaça sai pelas calhas quando o pluvial do imóvel está conectado à rede de esgoto irregularmente, e sai nas saídas de esgoto quando está regular.

As equipes do Se Liga na Rede fazem, também, o processo de televisionamento, que tem a finalidade de investigar e verificar a integridade da rede coletora. 

O processo é feito por meio da inserção de uma câmera que filma o interior da tubulação para que possa ser avaliada a regularidade da rede. 

Os protocolos referentes ao Programa Se Liga na Rede, são realizados de forma online. 

O Protocolo Eletrônico é a forma oficial para entrega de: Defesas/Recursos; requerimento de prazos para adequações das instalações hidráulicas dos imóveis que foram fiscalizados; e requerimento de vistorias para comprovação de regularizações feitas nos imóveis que sofreram fiscalização do Programa.

Os moradores que precisarem verificar as ligações dos seus imóveis ou tiverem seus esgotos lacrados podem procurar a Emasa para se regularizar. 

Dúvidas e informações pelos Canais de Atendimento – SAC: 0800 643-6272; Fala EMASA – Whatsapp: (47) 3261-0000; Protocolo eletrônico: emasa.1doc.com.br/atendimento ou e-mail: [email protected].

Fonte: Assessoria Comunicação/Emasa

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