Avessa Produções apresenta experimento cênico neste sábado na Casa de Cultura de Itajaí

O primeiro experimento cênico do projeto “Eu, Uma Outra”, da artista Ana Paula Beling (Avessa Produções), será apresentado na Casa da Cultura Dide Brandão, neste sábado (20), às 20h. 

Livre para todos os públicos, “Eu, Criança” é um convite a uma viagem no tempo para o passado de uma menina dos anos 90, uma imersão na memória dos sentidos e uma (re)construção de sua própria história de mulher. A apresentação é gratuita e os ingressos serão distribuídos 1h antes no local do evento até esgotarem.

A construção de “Eu criança” é feita a partir da provocação criativa da artista da dança, Lídia Abreu. Nela, a atriz-performer, Ana Paula Beling, debruça-se sobre a infância e sobre a criança que um dia foi. A apresentação transita entre o pessoal/autobiográfico e o coletivo. 

“É um mergulho sensorial e afetivo em memórias de uma criança-mulher. É um recorte com histórias de uma menina dos anos 90, que pode ou não cruzar com as histórias de tantas outras meninas-mulheres. Já foi possível perceber, durante o processo de criação, o quanto nos identificamos, eu e Lídia, em nossas memórias, relações de afeto, traumas, medos e referências. O Experimento Cênico n° 1: Eu, criança é um convite à memória do sensível”, conta Ana Paula Beling, atriz e produtora do projeto.

Esse primeiro experimento cênico faz parte do projeto de experimentação e criação artística “Eu, Uma Outra”, que segue uma proposta de linha performativa e contemporânea. 

O objetivo é investigar e discutir a figura da mulher em suas complexas relações de identidade e alteridade. Para isso, um coletivo de mulheridades (mulheres brancas, negras, transgênero, cisgênero, lésbicas, heterossexuais, PCD, mães, não-mães e madrastas) se reúne em nome de um feminismo que contemple a diversidade do “ser/tornar-se mulher”.

O projeto “Eu, Uma Outra” é dividido em duas fases (I e II) e composto por quatro diferentes experimentos cênicos – “Eu, criança”; “Eu, filha”; “Eu, mulher”; e “Eu, mãe-madrasta”. A proposta foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG D+ SC 2023, e executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Governo do Estado de Santa Catarina. Conta com apoio da Instaladora Palestina e Flow Dance Studio.

Serviço:

  • O quê: Experimento Cênico nº 1: “Eu, criança”
  • Quando: Sábado20 de julho de 2024, às 20h
  • Onde: Casa da Cultura Dide Brandão, Centro – Itajaí.
  • Classificação indicativa: Livre
  • Entrada gratuita (Os ingressos limitados serão distribuídos 1h antes, no local do evento)

Acompanhe o projeto no link: @avessaproducoes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.