Festival de Música de Itajaí: Orquestra de Câmara de Blumenau com Borghetti e Leila Pinheiro

A Orquestra de Câmara de Blumenau é mais uma das atrações confirmadas no 26º Festival de Música de Itajaí, com a participação especial do músico Renato Borghetti, acompanhado do violonista Daniel Sá.  

O show será dia 3 de setembro (terça-feira), às 20h30, na Praça Arno Bauer, entre a Casa da Cultura Dide Brandão e o Museu Histórico.

A apresentação, sob regência do maestro Daniel Bortholossi e direção artística de Daniele Girardello, contará com músicas eruditas e populares, canções características da região fronteira do Sul do Brasil, mesclando ritmos brasileiros, uruguaios e argentinos.

…atração do festival no dia 3 (Divulgação)

De acordo com o diretor artístico, Daniele Girardello, a colaboração entre artistas de estilos diferentes oferece uma experiência única e enriquecedora ao público: 

“Esse tipo de encontro não só quebra barreiras entre gêneros, mas também cria uma sinergia que pode resultar em obras verdadeiramente inovadoras”, afirma.  

Há cerca de 10 anos, o acordeonista faz show junto com a orquestra, em projetos pontuais.

Renato Borghetti e Daniel Sá

Renato Borghetti, em seu primeiro álbum, gravado em 1984, ganhou o primeiro disco de ouro da história da música instrumental. Com estilo único e a sua gaita ponto, realiza diferentes leituras de obras da música do Rio Grande do Sul, além de agregar influências de outros estilos brasileiros e internacionais. Ele mescla folclore e modernidade em suas composições, tendo um estilo inconfundível. 

Em 2010 nasceu a Fábrica de Gaiteiros, um projeto idealizado pelo artista, de resgate cultural do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música, voltado à educação musical por meio da gaita, para crianças e jovens de 7 a 15 anos.

Daniel Sá é considerado um dos grandes nomes do violão, mantém uma longa parceria com Borghetti, com quem já percorreu vários países. Representou o Brasil no Festival Internacional “Guitarras del Mundo” por duas vezes. Atua intensamente na música também como produtor e educador. Gravou um CD pelo selo Tom Brasil, publicou um método de improvisação pela editora HMP, além de assinar várias trilhas para filmes. Como instrumentista, possui um estilo muito pessoal, que une o virtuosismo adquirido no violão erudito com a liberdade de improvisação da música brasileira e latino-americana.

Orquestra

Desde 1981, a Orquestra de Câmara de Blumenau apresenta-se nos principais palcos nacionais e internacionais. Seus projetos culturais buscam difundir a música clássica e alcançar um grande público. 

Na trajetória da orquestra já passaram excelentes profissionais, que conquistaram um elevado nível de qualidade. Entre os maestros que contribuíram estão Norton Morozowicz, Claudio Ribeiro, entre outros regentes convidados, como João Carlos Martins, Antônio Del Claro, Tiago Flores e Claudia Feres. Atualmente, tem como maestro convidado Daniel Bortholossi.

A orquestra já realizou diversas turnês pelo Brasil e algumas no exterior, em que se apresentaram em salas de concerto renomadas da Europa, como a Semana de Praga e o Mozarteum de Salzburgo (Áustria).

Leila Pinheiro no dia 4

Leila Pinheiro (Foto Caterine Vilardo)

A cantora Leila Pinheiro é a atração do dia 4 de setembro. A apresentação é um presente da instituição ao município para marcar os 60 anos de ensino superior em Itajaí, que serão comemorados no dia 20 de setembro.

O show acontece a partir das 20h30 no Teatro Municipal de Itajaí. Os ingressos, gratuitos e limitados, serão distribuídos no Teatro, no dia do show, a partir das 14h.

A apresentação contará com a participação dos artistas catarinenses Giana Cervi e Vê Domingos. A artista estará acompanhada ainda pelos músicos Itamar Assiere (teclado), Rômulo Gomes (contrabaixo), Alexandre Caldi (sax e flauta) e Marcio Bahia (bateria). 

O repertório terá clássicos da bossa nova e canções que marcaram os 44 anos de carreira de Leila Pinheiro.

“O Festival de Música de Itajaí é um dos mais consolidados eventos do setor no país, tornando a cidade uma referência na formação, no fomento e na produção musical. São quase três décadas de shows memoráveis, oficinas e uma vasta programação que faz a cidade respirar música por alguns dias. No ano em que a Univali completa 60 anos, entendemos que nada mais especial do que brindar a cidade com cultura e, para isso, escolhemos um dos maiores talentos da música popular brasileira para representar esse presente da instituição para Itajaí”, afirma o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

O “26º Festival de Música de Itajaí” é um projeto cultural realizado pela Olho da Lua Produções, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina. O evento, que acontece de 31 de agosto a 7 de setembro, tem o apoio da Univali, Câmara Setorial de Música e Groovile Drum Shop, com o incentivo da Usimetal Metalúrgica, Batata Strike, Havan e Condor.

Saiba mais em www.festivaldemusicadeitajai.com.br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.