Tarifa zero nos ônibus é promessa de candidatos em Florianópolis, Blumenau e Itajaí

Das cinco cidades de maior eleitorado em Santa Catarina, em três delas mais de um candidato a prefeito promete implantar tarifa zero no transporte coletivo municipal. Atualmente, seis cidades catarinenses oferecem o benefício aos usuários de ônibus.

Tarifa Zero está em vigor em Balneário Camboriú

Ônibus da linha BC Bus, com tarifa zero, estão mantidos em Balneário Camboriú para 2024. Modelo é defendido por candidatos em Florianópolis, Blumenau e Itajaí – Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú

Neste início de campanha eleitoral, a gratuitidade do transporte é parte dos projetos de Marquito (PSOL) e Lela Farias (PT) em Florianópolis, Ana Paula Lima (PT), Rosane Martins (PSOL) e Ricardo Alba (Podemos) em Blumenau e de Carlos Chiodini (MDB) e Osmar Teixeira (PSD) em Itajaí.

Das cinco cidades com maior eleitorado no Estado, apenas em Joinville e São José a promessa ainda não apareceu em planos de governo ou falas dos candidatos.

Atualmente, seis municípios de Santa Catarina ofecerem a gratuidade nos transporte: Forquilhinha, Garopaba, Imbituba, Governador Celso Ramos,  Bombinhas e Balneário Camboriú. Destas, Balneário Camboriú é a única que integra a lista de 11 cidades com mais de 100 mil eleitores no Estado.

Itajaí de olho na tarifa zero de Balneário Camboriú

Em Itajaí, é justamente a proximidade com Balneário Camboriú e a possibilidade de integração que potencializam a promessa de Carlos Chiodini e Osmar Teixeira. O emedebista saiu na frente, em junho, ainda no período pré-eleitoral.

“Por que aqui do lado, em Balneário Camboríu, uma cidade bem menor que a nossa, foi possível? Há duas medidas necessárias para chegarmos lá. Atualizar a nossa frota para veículos elétricos, cujo financiamento eu venho trabalhando em Brasília, e investimento público municipal de Itajaí. A gente pode começar com algumas linhas, estimulando mais pessoas a utilizarem o transporte coletivo e tirando carros da rua”, disse Chiodini em vídeo para as redes sociais.

Na segunda-feira, foi a vez de Osmar Teixeira assumir a promessa. Segundo ele, custo total do sistema de transporte urbano de Itajaí varia entre R$ 35 e 40 milhões por ano.

“Estudos indicam que temos cerca de oito mil usuários de ônibus em Itajaí, e com a Tarifa Zero, pretendemos aumentar esse número. Além disso, com o subsídio total da prefeitura, o governo municipal poderá fazer adequações nas linhas, nos horários e na frota de ônibus municipal”, disse Osmar.

Bandeira histórica da esquerda, tarifa zero tem defensor na direita

Se em Itajaí a promessa de tarifa zero no transporte coletivo foi abraçada por candidaturas de centro e centro-direita como Chiodini e Osmar, nas demais cidades ela continua quase exclusiva da esquerda. Em Florianópolis, a implantação gradual do sistema consta apenas nos planos de Marquito e Lela.

A única diferença é a forma como eles pretendem estabelecer o novo modelo. Marquito defende uma reavalização dos contratos com o Consórcio Fênix, concessionário do serviço na Capital, para que a remuneração seja realizada por viagem realizada e não pelo número de passageiros transportes. Lela, por sua vez, propõe a municipalização do serviço.

Em Blumenau, PT e PSOL também carregam a bandeira da implantação gradual da tarifa zero nas candidaturas de Ana Paula Lima e Rosane Martins. Curiosamente, se juntam a elas um candidato identificado com a direita: Ricardo Alba. O postulante do Podemos diz que a gratuidade será subsidiada “pelos contratos de Transporte Escolar, pelos valores pagos peles empresas pelo transportedos seus colaboradores, pela modernização do sistema”.

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