Morreu o labrador Ice, aos 15 anos, o primeiro cão salva-vidas do Brasil

O cão Ice, aposentado das funções de busca e resgate desde 2018 e que atuava na região de Balneário Camboriú, morreu na segunda-feira (2). Ele era conhecido até mesmo a nível nacional por ter sido o primeiro cão salva-vidas do país, sendo referência brasileira em busca e salvamento em diversas operações, e progenitor de outros cães de busca da corporação.

Ice morreu de causas naturais, em Itajaí, onde morava com o tutor, com quem formava binômio (dupla, nos bombeiros), o sargento Evandro Amorim. O animal era da raça labrador.

Ice em ação na praia de Balneário (Divulgação)

O currículo do cão era admirável — ele prestou socorro às vítimas da tragédia em Mariana/MG, atuava com a Polícia Civil na procura de vítimas de homicídios e então como salva-vidas nas praias do litoral catarinense. Nesse trabalho, ele levava uma boia até a pessoa que estava se afogando e ajudava a trazê-la para a areia.

Ice estava aposentado há seis anos, mas seguia integrando um projeto terapêutico no Hospital Marieta Konder Bornhausen, onde visitava pacientes, e no treinamento de outros cães. 

O velório de Ice será na quarta-feira (4), das 13h30 às 17h30, no Cemitério e Crematório de Animais – Memorial Park Amigo Fiel, Rod. Governador Mário Covas, 590, em Tijucas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.