Marisa Zanoni, do PT, destaca moradia e segurança em plano de governo para Balneário Camboriú

Nesta quinta-feira (05), a candidata a prefeita de Balneário Camboriú, Marisa Zanoni, do PT, participou da série de entrevistas do Balanço Geral com postulantes às prefeituras de cidades do Litoral Norte de SC. Durante a sabatina, Zanoni falou sobre saneamento básico, moradia, educação, meio-ambiente, plano diretor e segurança.

Na foto, Marisa Zanoni, do PT, candidata a prefeitura de Balneário Camboriú, sentada em uma cadeira dentro do estúdio do Balanço Geral

Entrevista de Marisa Zanoni, do PT, ao Balanço Geral  – Foto: Marisa Zanoni

No plano de governo da candidata, o saneamento básico a partir da manutenção da Emasa (Empresa Municipal de Água e Saneamento) foi apresentado como uma das prioridades. Marisa disse que discussões sobre a água, tratamento de esgoto e coleta de lixo devem ser analisadas juntas e sob uma gestão que chamou de “diferenciada”.

Ela também destacou o direito à moradia e a aproximação com o Governo Federal para a retomada do programa como o “Minha Casa, Minha Vida” em Balneário Camboriú.

“Investir na moradia de interesse social é extremamente importante e urgente. É possível a partir de parcerias privadas, mas, especialmente com o Governo Federal, para que as pessoas tenham onde morar mesmo em um metro quadrado tão caro”

Marisa Zanoni defende escola em tempo integral

Para a educação do município, a candidata disse se opor ao atual modelo de compra de vagas na rede privada. Segunda ela, as vagas são, na verdade, alugadas, e isso traria instabilidade para o ensino.

“Alugar essas vagas é colocar as crianças no lugar de vulnerabilidade. Nossa tarefa é assegurar vagas em tempo integral. E tem dinheiro suficiente para isso, principalmente nas escolas públicas, que já têm uma conexão com o bairro”, ressalta.

Preservação ambiental prevista no Plano Diretor

“Meu compromisso de um projeto educador e sustentável é de vida, não é de campanha”, disse Marisa ao ser questionada sobre a manutenção da última praia deserta de Balneário Camboriú: Taquarinhas.

A candidata reconheceu a força da construção civil na cidade, mas disse ser preciso preservar determinar regiões.

Guarda Municipal nos bairros

Já sobre segurança pública, Marisa disse que é necessário prevenção para que a população seja protegida. Além disso ela propôs descentralizar a Guarda Municipal para que os agentes também cuidem dos bairros.

“Segurança se faz com inteligência e não com brutalidade. A Guarda tem seu papel com os trabalhadores e deve atender a população de modo pacífico, nos bairros, nas escolas, no cotidiano, e tomando a frente dos pequenos delitos”.

Quem é Marisa Zanoni, do PT, candidata à prefeitura de Balneário Camboriú

Marisa Zanoni Fernandes (PT) tem 55 anos e é natural de Descanso, extremo-oeste catarinense. Há 31 anos em Balneário Camboriú, é professora na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e já foi vereadora na cidade entre 2013 e 2016.

Veja o cronograma das entrevistas dos candidatos à Prefeitura de Balneário Camboriú

  • 02/09 – Peeter Grando (PL)
  • 03/09 – Lucas Gotardo (Novo)
  • 04/09 – Claudir Maciel (PSB)
  • 05/09 – Marisa Zanoni (PT)
  • 06/09 – Juliana Pavan (PSD)
  • 09/09 – André Meirinho (PP) 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.