‘Tarifa Zero’ dos ônibus de Balneário Camboriú completa 2 meses; veja números

O BC Bus, transporte público gratuito de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, completou em agosto dois meses de funcionamento com tarifa zero. Ao todo, pessoas entraram e saíram dos ônibus mais de 132 mil vezes, sendo que apenas em julho foram 69 mil usuários.

Tarifa zero de Balneário Camboriú completa 2 meses

BC Bus opera com 4 linhas fixas e outra linha específica para dias de movimento no Expocentro – Foto: PMBC/Reprodução/ND

Transporte tarifa zero “para sempre”

Balneário Camboriú deve ter ônibus gratuito “para sempre”, confirma o prefeito Fabrício Oliveira (PL) ao ND+. O líder do Executivo explicou à reportagem, que a nova estratégia para aliviar o trânsito é a micromobilidade, com aumento de ciclo faixas e liberação de bicicletas motorizadas.

“Incentivar o uso de transporte público em Balneário Camboriú é a meta que perseguimos ao instalar o novo sistema com tarifa zero”, explica Fabrício Oliveira.

Atualmente, quatro linhas fixas fazem parte do sistema:

  • Linha Verde (Nova Esperança/Hospital Unimed);
  • Linha Azul(Estaleirinho/Hospital Unimed);
  • Linha Amarela (Iate Clube/Praia dos Amores);
  • Linha Barra Sul/Praia dos Amores.

Ainda, a linha Expocentro/Igreja Matriz entra em ação nos dias em que há eventos movimentados no Expocentro.

Conforme a prefeitura de Balneário Camboriú, os dez veículos da frota contam com wi-fi gratuito, ar-condicionado, acessibilidade total e monitoramento dos trajetos e veículos pelo aplicativo Clivebus. O app permite a visualização dos itinerários e localização da frota em tempo real, sendo disponível para IOS e Android.

Emissão de Cartão Cidadão

A fim de entender o perfil dos usuários do transporte público, como estudantes, idosos e trabalhadores, por exemplo, estão sendo emitidos os Cartões Cidadão. De forma gratuita, o sistema possui quatro modalidades: Comum, Estudante, Sênior e PcD (Pessoa com Deficiência).

O registro é feito na rua 910, n° 95, sala 7, no Centro da cidade. O horário de funcionamento é das 9h às 20h e o procedimento dura em torno de cinco minutos, sendo exigidos documentos específicos para cada categoria do cartão. Confira o que é requisitado:

  • Comum: RG, CPF e comprovante de residência atualizado (originais e cópia). Nesta modalidade, as empresas poderão cadastrar seus colaboradores pelo web-commerce e entrar em contato por meio do (47) 3045-0303 para agendar a retirada dos cartões;
  • Estudante: RG, CPF e comprovante de residência atualizado, (originais e cópias), frequência de matrícula válida para o ano letivo vigente. A documentação deve ser apresentada anualmente;
  • Sênior 60 e 65 anos: RG, CPF e comprovante de residência atualizado (originais e cópia). Todo ano, na data de aniversário, o usuário deverá renovar suas informações para a empresa operadora do transporte;
  • Pessoa com Deficiência: RG, CPF e comprovante de residência atualizado (originais e cópia), mediante laudo médico com prazo de um ano de validade.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.