Abertura do Congresso Brasileiro de Contabilidade reúne 7 mil pessoas em Balneário Camboriú

O 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) foi aberto na noite deste domingo (8), em Balneário Camboriú, Litoral Norte catarinense. O maior evento contábil da América Latina reúne nesta edição cerca de 7 mil participantes de todas as regiões brasileiras.

O evento vai até o dia 11 de setembro, com o objetivo de promover discussões sobre temas atuais da Contabilidade e de proporcionar a aquisição de conhecimentos e networking.

Foto da abertura do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade

Abertura do Congresso Nacional de Contabilidade reuniu 7 mil pessoas em Balneário Camboriú – Foto: Conselho Federal de Contabilidade

O CBC não ocorria há oito anos. Em função da pandemia da Covid-19, em 2020, o encontro foi cancelado e transferido para 2024. A cerimônia de abertura do 21º CBC, que nesta edição terá como lema “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético”, foi conduzida pelo ator, apresentador e humorista Gabriel Louchard.

Autoridades presentes

Em seu discurso, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, fez uma retrospectiva das edições anteriores do CBC, sublinhando a evolução da contabilidade no Brasil e seu impacto no desenvolvimento social e econômico do país. Ele relembrou momentos marcantes de sua trajetória pessoal no congresso e como sua experiência no evento moldou sua carreira profissional.

Várias autoridades estiveram presentes no evento – Foto: Conselho Federal de Contabilidade

“Ao celebrarmos o centenário do CBC, revivemos a trajetória da contabilidade brasileira, relembramos nomes e celebramos as conquistas até aqui. Esta também é a oportunidade de fazermos planos e de termos a absoluta certeza de que o capítulo que escreveremos durante este Congresso constituirá as bases e o combustível para as futuras evoluções e vitórias da profissão”, disse.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC-SC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, destacou o orgulho de participar desse momento histórico. “Orgulho da grandiosidade, da magnitude deste evento. Orgulho de ver que a nossa classe, mobilizada, é capaz, sim, de promover momentos como este. Orgulho de fazer parte deste contingente de profissionais que são tão determinantes para o nosso país. Orgulho da nossa essencialidade!”, destacou.

Várias autoridades estiveram presentes no evento – Foto: Conselho Regional de Contabilidade de SC

Presente na solenidade, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, enfatizou a importância do profissional de contabilidade. “Além de ser quem cuida das contas, quem cuida da contabilidade das empresas, é o grande conselheiro em muitos momentos, seja para fazer um novo negócio, seja para realizar um investimento. Então, é uma categoria muito importante dentro do contexto brasileiro.”

Também presente, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes afirmou que “quando não há uma contabilidade transparente, quando não há uma contabilidade bem-feita, quando não conseguimos mostrar o que está acontecendo na nação, o país perde a credibilidade. Então, a contabilidade é a base para que o empreendedorismo aconteça em qualquer país.”

A solenidade também contou com a presença do prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira; Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente do Comitê Latino Europa-América (CILEA) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon); além de Daniel Mesquita Coêlho, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis.

Entre as autoridades internacionais presentes, estavam: Asmâa Resmouki, presidente da Federação Internacional de Contadores (IFAC), e Jorge Sandoval La Serna, presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC).

O evento também contou com a participação de José Luis Ribeiro de Carvalho, do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera (GLENIF), Sandra Elvira Gomes Santiago, da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), e Sebastian Yoshizato Soares, do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), além de Paula Franco, representante da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC).

Homenagem

A abertura do congresso foi marcada por homenagens aos agraciados com a “Medalha João Lyra”, a mais alta distinção do setor contábil. A condecoração é conferida a personalidades que, por suas ações notáveis ou contribuições relevantes, tenham promovido a valorização e o avanço da contabilidade.

Contador Antoninho Marmo Trevisan ganhou Medalha Mérito Contábil João Lyra – Foto: Conselho Federal de Contabilidade

Os homenageados incluem Antônio Carlos Nasi (RS), agraciado em 2000, Eliseu Martins (SP), premiado em 2008, José Martonio Alves Coelho (CE), honrado em 2012, e Antoninho Marmo Trevisan (SP), o mais recente agraciado, em 2024.

Trevisan é o 15º condecorado. Em seu discurso, o agraciado relembrou vários momentos de sua carreira e celebrou as diversas oportunidades e experiências proporcionadas pela Contabilidade. O homenageado também externou a satisfação de estar ao lado de seus colegas de profissão. “Aqui é a minha casa”.

Programação

O evento prossegue nos próximos dias com uma vasta programação. Destaques incluem discussões sobre a Reforma Tributária, o 5º Fórum Nacional da Mulher Contabilista e painéis sobre temas inovadores como inteligência artificial e governança corporativa. A Trilha Influenciadores será outro ponto alto, abordando o uso de ferramentas digitais para o crescimento e visibilidade no ambiente online.

Entre as palestras magnas, figuram nomes como Pedro Janot, ex-presidente da Azul Linhas Aéreas, e Dan Cockerell, ex-vice-presidente do Magic Kingdom, Walt Disney World.

21º Congresso Brasileiro de Contabilidade

O maior evento contábil da América Latina acontece a cada 4 anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.

O 21° Congresso Brasileiro de Contabilidade contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.

*com informações das assessorias de comunicação dos Conselhos Regional e Federal de Contabilidade. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.