Marisa Zanoni (PT) responde sobre meio ambiente e turismo

Recentemente Balneário Camboriú viveu quase dois anos de poluição e impropriedade para banhos da praia central. A Lagoa de Taquaras, o Rio Marambaia e outros rios estão quase sempre poluídos. Se eleita (o), como você pretende tratar essa realidade?

Nos últimos anos, Balneário Camboriú tem enfrentado uma crise ambiental que afeta diretamente sua população e o turismo, com a poluição da Praia Central e de rios como o Marambaia e a Lagoa de Taquaras. Essa situação reflete uma gestão ambiental ineficaz, que não protege adequadamente um dos nossos maiores patrimônios: nossas praias e recursos naturais.

Se eleita, meu compromisso é claro: trabalharemos em parceria com o Governo Federal para garantir investimentos que assegurem saneamento básico para 100% da população, e promoveremos a despoluição urgente das nossas águas. Vamos modernizar e ampliar o sistema de esgotamento sanitário e atuar de forma integrada com Camboriú e o Comitê da Bacia Hidrográfica para preservar a saúde do Rio Camboriú, que é essencial para o abastecimento de água da nossa cidade. 

Além disso, implementaremos um rigoroso plano de monitoramento e preservação ambiental, com foco na fiscalização, educação ambiental e recuperação de áreas degradadas. A cidade precisa voltar a ter praias limpas e águas seguras, tanto para moradores quanto para turistas.

Qual política você pretende adotar em relação à construção de hotéis? E qual política você pretende adotar em relação ao aluguel através de plataformas como Airbnb e Booking?

Nosso objetivo é promover um desenvolvimento urbano que equilibre o crescimento econômico e a qualidade de vida dos moradores. Em relação à construção de hotéis, pretendemos adotar políticas que incentivem projetos sustentáveis, com atenção à infraestrutura da cidade e ao impacto ambiental.

Queremos assegurar que novas construções respeitem o planejamento urbano e contribuam para a preservação dos espaços públicos, além de gerar empregos de qualidade para a população local.

Quanto ao aluguel por plataformas como Airbnb e Booking, reconhecemos o potencial econômico que essas opções trazem, tanto para o turismo local como para os moradores, que acabam tendo nessa alternativa um reforço para o sustento da vida cara em Balneário Camboriú. Por isso, nossa ideia é fomentar a atividade através de uma política que concilie o direito à moradia, o equilíbrio no mercado de alugueis e o incentivo ao turismo. Saiba mais sobre as nossas propostas em www.marisazanoni.com.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.