Gina Assis, de Balneário Camboriú, foi destaque no maior congresso de Carnaval do país

Durante o Congresso Nacional do Samba, no último fim de semana, em Florianópolis, a dançarina Gina Assis, da Escola de Samba Unidos do Samboriú, de Balneário Camboriú, foi destaque ao receber o Grande Prêmio do Carnaval Brasileiro como Musa Cidadã, concedido pela Federação Nacional das Escolas de Samba (FENASAMBA).

Gina foi escolhida por um júri nacional, em reconhecimento à sua trajetória profissional, com atuação por todo o país. Ela iniciou sua carreira descoberta por Beto Carrero, que lhe deu oportunidade profissional na atração denominada “África Misteriosa”, onde atuou por 10 anos. 

Gina foi eleita por três anos consecutivos Rainha do Carnaval de Balneário Camboriú, participou de show de passista divulgando a cultura popular, envolvida 20 anos com o Camboriú Estudantil e fez diversas apresentações e shows por todo o país em eventos de atração turística e fortalecimento cultural.

Shirley Militao e dona Joana presidente da Camboriú com Gina (Foto Laura de Biase)

A artista colaborou na divulgação do samba no Brasil e em todo o Mercosul. Porém, em 2013, sofreu um grave acidente em cima de um palco, durante a abertura de um show nacional, que resultou em um coma de 60 dias e dentre as sequelas resultou na perda da mobilidade e na necessidade de uso da cadeira de rodas. 

Gina, mesmo com suas limitações, continua atuante no Carnaval e é um grande exemplo de superação, com a ajuda de sua mãe, a carnavalesca Dona Joana, que hoje lidera a Unidos do Samboriú.

Congresso e o futuro das agremiações

O Conasamba é o maior congresso de Carnaval do Brasil, dedicado a promover um debate sobre o futuro das entidades. O evento contou com a presença de importantes líderes, como o representante do Ministério da Cultura (MinC) Márcio Tavares, o presidente da Fenasamba Kaxitu Ramos, Joel Costa Junior presidente da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis, Luciano Boico da Embratur e Milton Cunha, renomado carnavalesco e apresentador da Globo, além de representantes de ligas, escolas e associações de samba de todo o país.

Milton Cunha – Carnavalesco e apresentador do Carnaval da Globo (Foto Laura de Biase)

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o Carnaval gerou mais de R$ 9 bilhões este ano e criou de 66 mil empregos temporários em todo o país, considerando apenas os setores de turismo e hospedagem.

Segundo Márcio Tavares, ministro da Cultura: “Santa Catarina é um centro crucial da economia criativa e vamos expandir seu nome globalmente. O que está acontecendo hoje aqui é um marco histórico na relação com o Ministério da Cultura no carnaval do Brasil”.

Kaxitu Ramos, presidente da FENASAMBA, ressaltou que teve conhecimento da história de Gina em 2019, quando Evandro Rocca, ex-presidente da Liga Carnavalesca de Balneário, o procurou para formalizar uma moção em homenagem a Gina, reconhecendo-a como a eterna rainha do carnaval da cidade. Ao se deparar com sua trajetória de vida, ficou impressionado com sua força e inspiração.

Gina Assis ficou extremamente emocionada  durante todo o evento, acompanhada de sua mãe, Joana, e de sua irmã Shirley Militão, passista e rainha da bateria da Samboriú.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.