Municípios do Litoral Norte de SC se programam para desfiles de 7 de setembro; confira

O feriado nacional de 7 de setembro, que celebra o dia da Independência do Brasil, será marcado por desfiles cívicos envolvendo escolas, agentes de segurança e entidades das cidades do Litoral Norte de Santa Catarina, como Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes.

Municípios devem realizar desfiles de 7 de setembro no Litoral Norte

Cidades do Litoral Norte se programam para realização dos desfiles de 7 de setembro – Foto: Secom Itajaí/Reprodução/ND

Os municípios já confirmaram que devem realizar desfiles na data comemorativa, como é tradicional na região.

Confira a seguir como devem ser os desfiles em cada local:

Itajaí

As expectativas indicam que cerca de 20 mil pessoas devem assistir ao desfile da Independência do Brasil em Itajaí, bem como outras 5 mil devem participar ativamente do ato.

Com o tema “Bicentenário da Independência do Brasil, Itajaí 163 anos de histórias”, o desfile de 7 de setembro será na avenida Ministro Victor Konder, a conhecida Beira-Rio. A cerimônia está marcada para às 8h30 com o hasteamento do Pavilhão Nacional em frente ao Centreventos.

Já às 9h é iniciado o desfile com largada em frente ao Centreventos, seguindo em direção à praça Genésio Miranda Lins, sentido contrário à circulação de veículos.

Cada grupo participante terá de 30 a 90 integrantes, com exceção das unidades de ensino. A Marinha do Brasil também estará presente. O mapa da localização na concentração das instituições deve ser divulgado ainda nesta semana.

Além disso, em Itajaí a Semana da Pátria inicia no dia 4 de setembro com uma solenidade de abertura às 9h30 na praça Governador Irineu Bornhausen, em frente à Igreja Matriz, Centro da cidade. A programação é formada por homenagens cívicas em unidades de ensino do município até o dia 8 de setembro.

Balneário Camboriú

Adotando o mesmo tema do desfile de 2022 que foi cancelado por conta das condições climáticas, neste 7 de setembro Balneário Camboriú vai às ruas para o desfile cívico com o tema “Balneário Camboriú: Nossa maior riqueza é cuidar das pessoas”.

Como já é tradição, o ato deve ser realizado em dois locais: no Centro, a partir das 9h na 4ª Avenida, partindo da rua 1.500; e no bairro da Barra, na Rua José Francisco Vítor, a partir das 14h30.

Solenidades não foram realizadas em Balneário Camboriú entre 2020 e 2022 – Foto: PMBC/Reprodução/ND

Conforme o prefeito Fabrício Oliveira (PL), o mesmo tema será mantido também para aproveitar todo o material produzidos por escolas e entidades no ano passado. Ele lembrou que a cidade ficou sem desfiles também em 2020 e 2021, por conta da pandemia.

O Executivo informou que os demais detalhes sobre o trajeto, assim como quantidade de participantes e ordem do desfile, devem ser divulgados em breve.

Navegantes

Até o momento, Navegantes está empenhada no Desfile Municipal do próximo sábado (26), em comemoração ao aniversário de 61 anos da cidade. Tradicional no município, a ação está marcada para às 14h n avenida Prefeito Cirino Adolfo Cabral, da Praça Central até o Sinergia.

Participam do evento as 47 unidades escolares da cidade, divididas em cinco polos que levam até a venida temas como inclusão social, literatura, paz, esporte, dança e brincadeiras.

O Desfile Municipal foi idealizado em 1993 pela Professora Elsir Bernadete Gaya Müller, presidente da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e primeira-dama do município à época. Neste ano, o ato chega a 28º edição.

Na verdade, o evento não era um desfile no início, mas sim um festival folclórico com a participação de algumas escolas. O objetivo era a inclusão dos alunos da Apae durante as apresentações, realizadas no fim de agosto, quando é comemorada a semana do excepcional, do folclore e aniversário de Navegantes.

Já na 3ª edição do ato, devido ao grande número de escolas que optaram por participar, o evento se transformou em um desfile municipal, ficando maior a cada ano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.