Limpeza dos costões de Balneário Camboriú acontece no fundo do mar e nas trilhas da cidade

Todos os meses a quantidade de resíduos coletada em Balneário Camboriú passa de 5.300 toneladas. Um volume que fica bem maior durante a temporada de verão chegando a 7.200 toneladas. Mas, o trabalho de limpeza não fica só nas ruas e na faixa de areia.

Desde o ano passado o projeto de limpeza dos costões vem acontecendo nas praias de Balneário Camboriú. Os mergulhadores vão para o mar procurar os mais diversos tipos de resíduos. São, em média, três horas de atividades que acontecem duas vezes por semana.

Todos os meses a quantidade de resíduos coletada em Balneário Camboriú passa de 5.300 toneladas – Foto: JACON BOTELHO/DIVULGAÇÃO/ND

Em 2022 a coleta foi realizada em 13 pontos. Neste ano 25 diferentes locais estão passando pela limpeza. Segundo Rosana Coelho, Gerente da Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento uma parceria entre o poder público, a iniciativa privada e a universidade que vem dando muito certo.

“A gente aumentou o nosso escopo de contratação pra limpeza dos costões e por ser um serviço que exige uma qualificação técnica esses mergulhadores são da Univali realizam esse serviço, essa limpeza tanto terrestre quanto marinha nos costões do município”, destaca.

Mais de 450 quilos já foram coletados ultrapassando 5.600 itens só neste ano. Sendo desde o início da ação em 2021 mais de 15 mil itens foram retirados do oceano. Desse montante, 38% do material era plástico, 19% plástico espumoso, 18% vidro/cerâmica e 11% material de pesca. Foram quase dois mil quilos de itens coletados. Materiais que ao serem analisados devem revelar muito sobre o comportamento de quem utiliza as praias.

Os mergulhadores vão para o mar procurar os mais diversos tipos de resíduos – Foto: JACSON BOTELHO/DIVULGAÇÃO/ND

Segundo um dos coordenadores do projeto Ewerton Wegner essa separação dos resíduos é fundamental para entender como ele vai parar no mar.

“É muito importante a identificação do resíduo porque a gente consegue tentar identificar que é o vetor que está trazendo este resíduo para o ambiente. Se é do mar que ele vem, se é de terra que ele vem. Se é de terra que são os principais atores que estão proporcionando essa condição de aporte de lixo. Então essa qualificação mostra que cada região da cidade acaba tento uma característica de um resíduo diferente”, explica o professor da Univali

Ao acompanharmos o trabalho desenvolvido pelo projeto Limpeza dos Costões foi possível observar a diversidade de materiais coletados pelos mergulhadores. Somente numa única coleta quase cem quilos de resíduos. Quase 70 fragmentos de cerâmica, muitas redes de pesca, âncora, corda, garrafas pet, plásticos e até máscara de mergulho. Itens que se ficassem na água poderiam prejudicar muito a natureza e a vida marinha.

“Itens de pesca, iscas, anzóis, linhas e até mesmo redes que ficam dentro do mar ainda pescando sem ter mais alguém que vá recolher elas. Então, esse trabalho de retirar essas peças que compõe o cenário é retirar elementos estranhos ao ambiente e devolver aquele aspecto natural que todo mundo espera quando chega num lugar tão bonito como é esses costões de Balneário Camboriú” exemplifica Adriano Marenzi, professor de Ecologia da Univali.

A técnica de mergulho científico desenvolvido pela equipe da Univali vai permitir, inclusive, projetar ações de conscientização com a população que mora e visita Balneário Camboriú.

“Esse trabalho de quantificação vai nos gerar um material de educação ambiental que vai ser disponibilizado para as escolas e para os moradores. Mas, principalmente, para esse público que frequenta esses locais para que possamos conscientizar essas pessoas que o meio ambiente depende de cada um. De sua ação, de sua escolha”, explica Rosana.

São materiais que ao sair do mar ganham os mais diversos destinos. Alguns ficam para análise, outros para trabalhos de conscientização e o que sobra a empresa Ambiental, responsável pela coleta de resíduos em Balneário Camboriú, faz o encaminhamento correto. Uma iniciativa pioneira e inédita no país ao ser realizada por uma empresa de limpeza urbana semanalmente. Elevando o cuidado de Balneário Camboriú com mar e com a vida marinha. Preservando a natureza e todo meio ambiente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.