Depois de salvar dona, cachorra é homenageada com confeitaria pet em Balneário Camboriú

Já imaginou levar seu animal de estimação para escolher alguns petiscos saudáveis em uma confeitaria pet? Como forma de homenagear a cachorra “heroína” chamada Lauren, Luciene Kalef Martins criou uma confeitaria nesses moldes.

Luciene revela emoção e gratidão que sente ao falar de Lauren – Foto: Luciane Kalef Martins/Reprodução/ND

Cachorra e dona, uma dupla inseparável

Moradora de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, ela é portadora de diabetes tipo 1 desde 1994, doença que impede o corpo humano de regular corretamente os níveis de açúcar no sangue.

Contudo, em 2007, Luciene recebeu uma companheira inseparável, a schnauzer Lauren, responsável por salvar a vida da dona mais de uma vez.

“A Lauren chegou na minha vida em um dia que eu estava resfriada, foi um presente de uma amiga da minha mãe. E uma das coisas que eu tinha certeza era de que, quando eu casasse, teria uma pet”, relata a tutora.

Fotos demonstram momentos de passeio, viagens e até compras na companhia da cachorra Lauren – Foto: Luciane Kalef Martins/Reprodução/ND

Desde então, a schnauzer passou a dormir com Luciene todas as noites, agarrada à dona. Ao ND+, Luciene contou que casos de hipoglicemia durante a madrugada, quando há a redução extrema do açúcar no sangue, eram muito comuns no dia a dia dela.

Nesses momentos, Lauren sempre a acompanhava na cozinha quando a tutora buscava um doce ou outro alimento para regular novamente a glicose no sangue. Contudo, em uma dessas noites de hipoglicemia, Lu não acordou.

“Eu acho que pelo cheiro do meu suor, ela (a cachorra) assimilou que eu estava passando mal e então acordou o meu, na época, marido. E olha que ele não acordava nem com o alarma da casa tocando”, lembra Luciene.

No momento, o ex-marido mediu a glicose de Lu, que apontou para 29 mg/dl de sangue, o que é muito baixo já que os padrões normais indicam de 70 mg/dl a 100 mg/dl.

“Eu não conseguia abrir a boca para mastigar naquela hora e estava me debatendo muito, aí ele (o ex-marido) pegou uma laranja e foi espremendo a mesma entre os meus dentes”, acrescentou. Em seguida, Luciene retomou os sentidos e percebeu que só então a Lauren se acalmou também.

A Pet Chef Lu Kalef, nome que utiliza profissionalmente, detalhou ainda de um episódio nos Estados Unidos, onde a schnauzer estava dentro de um carrinho para pets quando começou a rodopiar, arranhar e chorar. O motivo: a cachorra percebeu que a glicose da dona estava baixa, mesmo sem sintomas vísiveis.

Depois disso, a tutora foi atrás de um certificado de cachorro de serviço, que permitiria Lauren a acompanhá-la em todos os lugares. “Fomos inclusive a uma apresentação do Cirque du Soleil, jogos de futebol e na Disney. A partir daí, a pet virou meu glicosímetro”.

Lu relembra de diversos outros episódios semelhantes, pelos quais deve uma imensa gratidão à cachorra. Lauren partiu depois de 14 anos, em julho de 2021.

“Naquele momento eu senti que eu não tinha demonstrado toda a gratidão pela Lauren, por tudo que ela fez por mim. Eu pensei até que iria morrer, já que não teria mais ela pra me avisar da glicose”, comenta a Chef Lu, emocionada.

Após algum tempo, uma amiga a presenteou com uma outra cachorra, a Djin. Depois de um ano veio a ideia de fazer uma homenagem à falecida Lauren, por meio de um bolo. Publicada nas redes sociais, a iniciativa chamou a atenção das pessoas e revelou uma oportunidade para Lu.

Nova cachorra, Djin ajuda Luciene a provar os doces e salgados

Nas fotos, a cachorra Djin aparece com a tutora e alguns dos snacks da confeitaria – Foto: Luciane Kalef Martins/Reprodução/ND

“Eu não queria fazer algo por fazer, queria fazer alguma coisa que desse uma qualidade de vida melhor para os cachorros. Portanto, fiz um curso de pet chef e comecei a estudar sobre temperos e receitas que poderiam melhorar o bem-estar dos animais”, ela destaca.

Ela explica que os snacks para pets não substituem a ração, mas podem servir como um extra para reduzir inflamações, entre outros benefícios. Com a voz carregada de emoção, Luciene expressa o que sente:

“Eu gostaria muito de ter o conhecimento que eu tenho hoje na época em que a Lauren estava comigo. Porque se eu pudesse prolongar, nem que fosse por 2 ou 6 meses a vida dela, eu já ficaria muito contente. Ela não está mais aqui hoje mas sei que está em espírito, fazendo muitas coisas boas acontecerem comigo”.

Agora, o objetivo da Pet Chef Lu Kalef é melhorar a vida da nova cachorra, Djin, e dos animais de amigos e clientes. O cardápio da confeitaria inclui coxinhas, bolinhas de carne, biscoitos de fígado de boi, cupcakes, brigadeiro, tortas e muito mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.