Em meio à limpeza da cidade por conta das chuvas, Brusque mantém 36ª Fenarreco

Apesar da situação das chuvas e em meio a limpeza das vias por conta dos estragos causados nesta quarta (4) e quinta-feira (5), a cidade de Brusque, no Vale de Itajaí, deu a largada para a 36ª Fenarreco. Os portões do Pavilhão de Evento Maria Celina Vidotto Imhof abriram às 18h e receberam os foliões na abertura oficial do evento.

Abertura oficial dos portões aconteceu às 18h desta quinta-feira (5) – Foto: SECOM Brusque/Reprodução/ND

Apesar do mau tempo e do adiamento do desfile de abertura, que será realizado no dia 11 de outubro, os “fenafesteiros” marcaram presença no primeiro dia da tradicional festa brusquense.

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades locais, incluindo o prefeito de Brusque, André Vechi, e a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ana Helena Boos.

Em seguida, foi feita a sangria do primeiro barril de chopp, momento que marca o início das celebrações junto ao público presente. O destaque também ficou com a gastronomia típica e a apresentação das bandas Verde Vale e Os Montanari.

Realeza da Fenarreco esteve presente na abertura - Duda Antunes/SECOM Brusque/Reprodução/ND
1 3

Realeza da Fenarreco esteve presente na abertura – Duda Antunes/SECOM Brusque/Reprodução/ND

Turistas e moradores puderam experimentar culinária germânica - Duda Antunes/SECOM Brusque/Reprodução/ND
2 3

Turistas e moradores puderam experimentar culinária germânica – Duda Antunes/SECOM Brusque/Reprodução/ND

Sangria do primeiro barril de chope deu a largada para tradicional evento - Duda Antunes/SECOM Brusque/Reprodução/ND
3 3

Sangria do primeiro barril de chope deu a largada para tradicional evento – Duda Antunes/SECOM Brusque/Reprodução/ND

O prefeito André Vechi afirmou que o município está atento a situação das chuvas. “Estou muito feliz por participar da abertura da festa. Temos uma grande expectativa de público, apesar das condições climáticas. Estamos acompanhando de perto a situação das chuvas com a Defesa Civil. A Fenarreco começou, mas o foco também está no município”.

Já a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ana Helena Boos, destacou as novidades desta edição. “A festa está sendo planejada considerando todas as questões relacionadas às chuvas e está sendo realizada com segurança e responsabilidade. Esperamos que o público se divirta, aproveite a gastronomia e viva a alegria da Fenarreco”, comentou.

Festa continua nesta sexta-feira (6)

Nesta sexta-feira (6), a Fenarreco abre os portões às 11h para receber os visitantes para o almoço. No Pavilhão Cultural, a banda Pommernkreiner sobe ao palco às 16h. E à noite, quem se apresenta no Pavilhão Cultural é a banda D’ Fiebes, às 21h30.

O Pavilhão principal abre às 21h, com Society Band, que antecipa a primeira competição de chopp em metro que ocorre à meia-noite. A Banda San German entra no palco logo em seguida, para comandar a festa madrugada adentro.

Cidade segue na força-tarefa de limpeza dos estragos causados pela chuva

As chuvas que afetam o estado de Santa Catarina nos últimos dias provocaram estragos, pontos de alagamentos e deslizamentos em algumas regiões da cidade. Com isso, uma força-tarefa atua na limpeza das vias.

Na manhã desta sexta-feira (6), toda a extensão da margem direita da avenida Beira Rio foi interditada para serviços de limpeza. Na quinta-feira, alguns trechos haviam sido liberados para melhorar o tráfego de veículos na região.

Chuvas deixaram estragos na região

Equipes trabalham na limpeza das ruas após fortes chuvas – Foto: SECOM Brusque/Reprodução/ND

Contudo, para que os serviços da Secretaria de Obras sejam realizados com segurança, novos bloqueios foram instalados nesta sexta-feira, até a conclusão das atividades. A orientação da prefeitura é para que os motoristas respeitem esses bloqueios instalados na via.

Durante a quinta-feira, alguns outros trechos como o trajeto entre a “Ponte da Bilu” e a Viva Academia, e entre a rotatória da Apae até as imediações do mercado Fort Atacadista foram interditados por conta das chuvas. Posteriormente, os locais foram liberados.

Os esforços estavam concentrados na Beira Rio, uma das áreas mais afetadas pelas chuvas. O rio saiu da calha no local por volta das 14h de quarta-feira (4). A ação de limpeza envolve a remoção de lama, detritos e outros resíduos das vias públicas, além da desobstrução de bueiros e sistemas de drenagem.

Rio Itajaí Mirim sai da calha em Brusque, na tarde de quarta-feira (4) – Foto: Reprodução/Prefeitura de Brusque

“No início da tarde a gente já começou a receber alguns chamados para quedas de barreiras, alguns deslizamentos de pequena monta. Então a gente já deslocou equipes para fazer essa limpeza, liberação das vias, liberação dos acessos para toda a população. Com o avanço das chuvas, com o chegar das águas de cabeceira, a gente começou a acompanhar o desdobramento do nível do Rio Itajaí Mirim”, explica o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho.

Nível dos rios preocupa

Conforme dados da Epagri/Ciram, levantados pelo metereologista da Univali Sergey Araújo, nas últimas 72 horas, choveu 93 mm em Brusque, 85 mm em Camboriú, 69 mm em Balneário Camboriú e 74 mm em Itajaí. Pelo sistema de Monitoramento Hidrológico (SC) em Taió, há estado de alerta de enchente com viés de baixa.

Conforme o sistema de monitoramento do Alerta Blu, o nível do rio Itajaí-Açu em Blumenau está em 5,44 m no final da manhã desta sexta-feira. Já na foz e nos demais rios, o nível baixou.  A barragem de Ituporanga está em 22,2 m, com 43% de sua capacidade.

Meteorologistas acompanham agora a previsão de chuva para o final de semana nas cabeceiras do Itajaí-Açu e Mirim, o que teria reflexo numa possível enchente na região de Brusque e Itajaí.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.