Dengue: Balneário Camboriú desativa Centro de Referência após redução de 80% nos casos

O Centro Municipal de Referência e Atendimento à Dengue será desativado nesta sexta-feira (23) em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. A medida foi tomada pela secretaria de Saúde em virtude da queda de casos da doença no município.

Centro de Referência é desativado após queda nos casos de dengue

Centro de Referência realizou cerca de 1700 atendimentos desde o início das atividades – Foto: PMBC/Reprodução/ND

Dengue em Balneário Camboriú

No mês de abril a cidade registrou 1,7 mil casos positivos, já em maio foram poucos menos de 1,7 mil e em junho, até a última terça-feira (20), apenas 263 casos de dengue. Os números revelam uma queda superior a 80%.

Agora, com o encerramento das atividades do Centro de Referência, os atendimentos para casos de suspeita de dengue serão realizados na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima ou nos locais de pronto atendimento do PA da Barra, UPA das Nações e Hospital Municipal Ruth Cardoso.

Centro Municipal de Referência e Atendimento à Dengue

O local buscava atender aos moradores com suspeita de dengue e oferecer aos pacientes positivados os cuidados clínicos, médicos e de enfermagem adequados. Sendo uma das iniciativas do Executivo para o combate à dengue em Balneário Camboriú, o Centro de Referência realizou 1,7 mil atendimentos desde 24 de abril, quando começou a operar.

Em conjunto ao trabalho assistencial, foram realizadas ações como mutirões, mobilização em Dia D, blitz educativas, ações em escolas, parcerias com entidades e atuação da Fiscalização de Posturas em obras, o que contribuiu para a brusca queda no número de casos da doença na cidade.

O secretário de Saúde de Balneário Camboriú, Omar Tomalih, disse que “o Centro de Referência cumpriu o papel de auxiliar a grande procura dos pacientes sintomáticos nas portas de urgência e emergência e nas Unidades Básicas de Saúde do município”. Contudo, ele reforçou que, mesmo com a queda nos casos, é fundamental que a população permaneça com os cuidados contra a dengue.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.