FOTOS: Banheiros autolimpantes de Balneário Camboriú se tornam 100% ‘independentes’

Os banheiros autolimpantes de Balneário Camboriú se tornaram completamente independentes. Antes, a pessoa precisava apertar um botão para entrar e usar o sistema; agora, é só andar em direção a eles.

Unidade dos banheiros autolimpantes de Balneário Camboriú

Banheiros autolimpantes de Balneário Camboriú agora são completamente independentes – Foto: Erick Borges/ND

O modo de funcionamento desses toaletes é que impressiona. Depois que o morador ou turista entra e utiliza o espaço, o banheiro detecta com sensores que não há mais ninguém ali e se limpa sozinho.

Entenda como funciona a higienização dos banheiros autolimpantes

A higienização dos banheiros autolimpantes é feita por uma espécie de gaveta, que se abre sobre o vaso sanitário para limpá-lo. Enquanto isso, o piso recebe jatos de água com aromatizantes.

Na parte de dentro, cada usuário tem acesso a área de higiene, com sabão, água e secador. O papel disponível é hidrossolúvel, para ser descartado no vaso sanitário.

Unidade dos banheiros autolimpantes de Balneário Camboriú

Foram instaladas 8 cabines no município, com uma sendo finalizada para dezembro – Foto: Erick Borges/ND

Há ainda um botão de emergência. Quando acionado, a porta abre imediatamente. Os banheiros contam com uma equipe de manutenção, caso ocorra algum problema, caso não, eles dão conta por si só.

Sustentabilidade é outro ponto importante e curioso. Os banheiros autolimpantes estão ligados à rede de esgoto e operam com baixo consumo de água. Enquanto os tradicionais usam oito litros de água por descarga, estes utilizam cerca de dois, já com a higienização completa.

Atualmente, há oito cabines disponíveis aos banhistas e visitantes da orla, com mais uma em construção. A previsão é que o nono banheiro seja inaugurado ainda em dezembro de 2023.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.