Saiba quais praias estão próprias para banho de mar no Litoral Norte de SC

O verão começou oficialmente na última sexta-feira (22), e com ele veio mais um relatório de balneabilidade das praias catarinenses feito pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina). No Litoral Norte, 33 locais estão com a água própria para banho de mar, enquanto que em 28 pontos o banho não é recomendado.

Praias passam por análise semanal do IMA

Litoral Norte é destino de diversos turistas durante a temporada de verão – Foto: Bryan Kormann/Prefeitura Municipal de Porto Belo/Divulgação/ND

Em Balneário Camboriú, as praias de Laranjeiras, Estaleiro e Estaleirinho estão próprias para banho. A praia de Taquaras, em frente à escola municipal, também está própria, já a lagoa de Taquaras está imprópria, assim como os dez pontos ao longo da praia Central.

Na cidade de Balneário Piçarras, os pontos de coleta na frente da rua Nakle Francisco e na frente da avenida Getúlio Vargas, do lado esquerdo do Molhe, estão liberados para banho.

Em Bombinhas, as praias do Canto Grande e Mariscal tem água com qualidade dentro dos parâmetros. Na praia de Bombas, os pontos em frente à rua Ariramba, à esquerda do riacho e em frente à rua Martin Pescador estão próprios. Já na altura da rua Tiriba, a água está imprópria para banho.

Na praia de Bombinhas, em frente à avenida Ver. Manoel José dos Santos, número 1.149, e em frente à rua Castanheta, a água está própria. No canto direito da praia, próximo ao riacho, a água é imprópria, mesmo resultado da praia de Zimbros.

Já em Itajaí, a praia de Cabeçudas está imprópria para banho, segundo o último relatório. Os três pontos da praia Brava e a praia do Atalaia estão todos com a qualidade da água própria.

Em Itapema, há quatro pontos impróprios: na praia de Itapema, na altura das ruas 227, 205 e 261 e na praia do Porto, em frente à rua 1100. Os pontos de coleta nas ruas 113, 149, 319, 129 E1 e 163 estão todos próprios.

Na cidade de Navegantes, a água está própria em frente à rua Julia C. do Nascimento e em frente à avenida João Sacavem. A qualidade do mar foi considerada imprópria em frente à rua 8150 (posto 7 salva-vidas) e na foz do rio Gravatá.

Em Penha, a praia Alegre está com os dois pontos de coleta com resultado negativo, assim como a praia da Armação do Itapocorói e a praia da Fortaleza. As praias do Quilombo, da Saudade, de São Miguel, praia Grande, praia Vermelha e praia da Bacia da Vovó estão todas liberadas para banho.

Praia Grande, em Penha, está entre as praias liberadas para banho de mar – Foto: Bruno Marcos da Silva/Prefeitura Municipal de Penha/Divulgação

Em Porto Belo, a foz do rio Perequezinho, na praia de Perequê, está imprópria, enquanto que os outros dois pontos da mesma praia, na altura da rua Rubens Alves e da rua Alm. Fonseca Neves, estão próprios.

Na praia de Porto Belo, o ponto na altura da rua João B. Guerreiro está impróprio, e os pontos na rua Manoel F. da S. Neto (ao lado do trapiche) e na rua Cap. Gualberto Leal Nunes estão próprios.

Como é definida a análise das praias

Segundo a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, um ponto é considerado “próprio” quando 80% ou mais das amostras coletadas nas últimas 5 semanas, no mesmo local, apresentam no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

É considerado “impróprio” quando mais de 20% das amostras nas últimas cinco semanas excedem 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado ultrapassa 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.